Bom, antes de mais nada, precisamos saber se iremos fazer uma peça em prata, ouro amarelo, ouro branco, ouro rosa e separar o material. Aqui vou colocar a foto da prata, mas as etapas com o ouro são iguais, ok?
Essa é a prata pura ou prata 1000, ou seja, sem nenhuma liga ainda. Não fazemos as peças com essa prata por ela ser bastante maleável. Misturamos então o cobre, que oferece uma maior dureza as peças, aí que surgem as pratas 950 e 925.
A prata 950 contém 5% de cobre e 95% de prata pura.
A prata 925 contém 7,5% de cobre e 92,5 % de prata pura.
Ambas são chamadas de prata de lei e são usadas na fabricação das joias artesanais.
Em minhas peças eu sempre utilizo a prata 950.
Então vamos à fundição ! Pegamos a prata pura e o cobre e fundimos esses dois metais com um super maçarico, como vocês podem ver na foto acima.
Depois despejamos o metal ainda no estado líquido em uma lingoteira (imagem abaixo)
E aí a prata fica assim:
E é a partir daqui que iremos transformar a prata em chapa ou fio no laminador.
Esses são os rolos do laminador, no meio é usado para fazer chapa e nas laterais, o fio....é, estão achando que é fácil??? rsss....Detalhe, o laminador faz o fio quadrado, ou seja, para fazer fio redondo é outro processo !!!!!!!
E aí estão algumas das chapas e fios que podemos fazer no laminador:
Simmm, elas ficam manchadas assim mesmo porque sempre temos que recozer a prata no maçarico a medida em que vamos passando no laminador.
Para fazer os fios redondos, precisamos chegar até o menor buraquinho do fio quadrado no laminador, recozer esse fio, colocar na cera e passar na fieira (imagem abaixo)
Cada número que tem nesses furinhos corresponde à medida que o fio passado alí vai ficar. E não adianta pular as casas...se você quer um fio de 0,8 mm, por exemplo, tem que ir do 120, 110, 100, 95, 90, 85 até chegar ao 80 (que é o fio 0,8).
E aí os fios ficam assim:
Esse é um fio de 1 mm
Já esses são mais fininhos. Se não me engano, um é 0,55 e o outro 0,7.
Além de ter a prata em placa e fio é preciso ter as soldas para unir uma parte da peça à outra.
Existem 3 tipos de soldas: a forte, a média e a fraca, que são respectivamente as de 30, 40 e 50. Cada uma tem um ponto de fusão diferente.
Existem soldas prontas para comprar ou podem ser feitas no ateliê mesmo. Essas da imagem abaixo fui eu quem fiz no curso :
Para soldar a prata, usamos outro tipo de maçarico, um menor...o meu é um portátil e no curso usamos um que é ligado no botijão de gás.
Maçarico menor na foto, o portátil.
No próximo post mostrarei algumas das muitas ferramentas que utilizo para fazer as joias...
Até lá !!!!!!!!!