Essa é a prata pura ou prata 1000, ou seja, sem nenhuma liga ainda. Não fazemos as peças com essa prata por ela ser bastante maleável. Misturamos então o cobre, que oferece uma maior dureza as peças, aí que surgem as pratas 950 e 925.
A prata 950 contém 5% de cobre e 95% de prata pura.
A prata 925 contém 7,5% de cobre e 92,5 % de prata pura.
Ambas são chamadas de prata de lei e são usadas na fabricação das joias artesanais.
Em minhas peças eu sempre utilizo a prata 950.
Então vamos à fundição ! Pegamos a prata pura e o cobre e fundimos esses dois metais com um super maçarico, como vocês podem ver na foto acima.
Depois despejamos o metal ainda no estado líquido em uma lingoteira (imagem abaixo)
E aí a prata fica assim:
E é a partir daqui que iremos transformar a prata em chapa ou fio no laminador.
Esses são os rolos do laminador, no meio é usado para fazer chapa e nas laterais, o fio....é, estão achando que é fácil??? rsss....Detalhe, o laminador faz o fio quadrado, ou seja, para fazer fio redondo é outro processo !!!!!!!
E aí estão algumas das chapas e fios que podemos fazer no laminador:
Simmm, elas ficam manchadas assim mesmo porque sempre temos que recozer a prata no maçarico a medida em que vamos passando no laminador.
Para fazer os fios redondos, precisamos chegar até o menor buraquinho do fio quadrado no laminador, recozer esse fio, colocar na cera e passar na fieira (imagem abaixo)
Cada número que tem nesses furinhos corresponde à medida que o fio passado alí vai ficar. E não adianta pular as casas...se você quer um fio de 0,8 mm, por exemplo, tem que ir do 120, 110, 100, 95, 90, 85 até chegar ao 80 (que é o fio 0,8).
E aí os fios ficam assim:
Esse é um fio de 1 mm
Já esses são mais fininhos. Se não me engano, um é 0,55 e o outro 0,7.
Além de ter a prata em placa e fio é preciso ter as soldas para unir uma parte da peça à outra.
Existem 3 tipos de soldas: a forte, a média e a fraca, que são respectivamente as de 30, 40 e 50. Cada uma tem um ponto de fusão diferente.
Existem soldas prontas para comprar ou podem ser feitas no ateliê mesmo. Essas da imagem abaixo fui eu quem fiz no curso :
Para soldar a prata, usamos outro tipo de maçarico, um menor...o meu é um portátil e no curso usamos um que é ligado no botijão de gás.
Maçarico menor na foto, o portátil.
No próximo post mostrarei algumas das muitas ferramentas que utilizo para fazer as joias...
Até lá !!!!!!!!!
Aprendí muito com voce...muitíssimo obrigado!
ResponderExcluirMuito obrigada ! Espero que continue acessando o blog !
ExcluirAté mais !!!
posso fazer um lingote com prata mil sem liga?Você poderia me recomendar algum vendedor honesto de prata 1000?Grato
ResponderExcluirOlá ! Você pode fazer em prata mil sim, o que acontece é que a prata pura (1000) é mole e por isso que é colocada a liga...para as peças ficarem com mais resistência.
ExcluirQuanto a vendedor, eu compro minha prata com as professoras e não tenho esse contato, mas se você sabe de alguém que vende, compra um teste para prata em qualquer fornitura e testa a prata que pretende comprar !
Espero ter ajudado !
Até !!!!
Amigo, tenho exatamente 4 correntes de prata 925, totalizando 950Gr e quero fazer uma só... vc faz este tipo de trabalho ou tem o tel de alguem que o faça?
ResponderExcluirGrato e no aguardo.
Oi ! Não realizo esse tipo de trabalho, geralmente as correntes são feitas em máquinas, daí compensaria ou vc fazer outra peça com essa prata ou vender...Existem ourives que fazem correntes, mas modelos mais grossos (elos grandes). Você tem que procurar um e perguntar...de onde vc é? Se for de Campinas, eu sei que no centro tem.
ExcluirObrigada pelo comentário e até mais !
Ola, amei seu Blog! Peças lindíssimas e boas informações. Estou precisando comprar um maçarico portátil, qual a marca e modelo do seu?
ResponderExcluirOla, amei seu Blog! Peças lindíssimas e boas informações. Estou precisando comprar um maçarico portátil, qual a marca e modelo do seu?
ResponderExcluirTenho interesse em fazer um curso ! Vocês ministram?
ResponderExcluir